dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Batata-doce    
Cultivares de batata-doce tolerantes ao mal-do-pé
Favorita, Ituporanga e Águas Negras têm alta produtividade e bom rendimento na hora da colheita
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
14/12/2011

A batata-doce é um tubérculo rústico e amplamente adaptável às diversas regiões do país. Além disso, é bastante utilizada na propriedade rural para alimentação familiar e consumo animal. Especificamente para Santa Catarina, a estação experimental da Epagri de Ituporanga desenvolveu três novas cultivares de batata-doce, visando à melhor adaptação às condições climáticas do estado e os padrões de cor, formato e sabor preferidos pelos consumidores. A SCS367 Favorita, SCS368 Ituporanga e SCS369 Águas Negras prometem boa produtividade e bom aproveitamento da colheita, além de contarem com tolerância ao mal-do-pé, doença capaz de dizimar toda a produção do tubérculo.

— Esses genótipos de batata-doce foram coletados em várias partes do Estado de Santa Catarina, em outros estados do Brasil e ainda no exterior. Os materiais foram trabalhados durante 25 anos por equipes de pesquisa da unidade – conta Édison Xavier de Almeida, chefe da estação experimental da Epagri de Ituporanga.

Segundo ele, as cultivares são materiais bastante uniformes, com boa característica de coloração de película, polpa e formato para uso na alimentação humana. O chefe da pesquisa diz ainda que a cultivar Águas Negras, especificamente, tem um potencial de produção que gira em torno de 45t de raízes por hectare.

— Já as demais, estão em uma faixa próxima de aproximadamente 40t. Portanto, as três cultivares contam com excelente produtividade e uniformidade. Além disso, cerca de 85% da colheita de raízes é comercialmente aproveitada — afirma.

 Todas apresentam também tolerância a uma doença chamada mal-do-pé, que tem dizimado as áreas de batata dos produtores da região. A doença é causada por um fungo que habita o solo e, ao entrar em contato com a planta, provoca o rompimento da sua parte inferior, podendo destruir toda a lavoura.

— Recomendamos que o produtor sempre faça uma análise de solo e realize a adubação com base no resultado da análise. Ele deve ainda consultar um técnico do seu município — orienta Almeida.

Ele conta ainda que esses materiais podem ser considerados tropicais. Então, são indicados para algumas regiões de Santa Catarina, como o Alto Vale do Itajaí, que possuem temperaturas amenas. Já nas regiões de clima mais frio, os produtores também plantam a batata-doce em suas propriedades. No entanto, a produtividade é menor.
 
Viveiros e distribuição de mudas

Para Almeida, as regiões do Estado de Santa Catarina sofrem grande carência quando o assunto é a produção de mudas. Por isso, ele incentiva que os profissionais da área busquem a produção dessas cultivares.

— A carência de viveiros de mudas em nossa região é muito grande. A partir do próximo ano, teremos materiais dessas cultivares para distribuição em maior quantidade. No entanto, essa quantidade servirá apenas para começar o plantio em algumas regiões do Brasil. Portanto, é importante que os produtores e técnicos dos municípios procurem fazer esses viveiros, como forma de incentivar a multiplicação dos materiais — pede o entrevistado.

Para mais informações, basta entrar em contato com a estação experimental da Epagri de Ituporanga através do número (47) 3533-1713.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada